Você Confia na Inteligência Artificial?
FTC adverte: Mantenha suas reivindicações de IA sob controle
A FTC, recém-saída do anúncio de uma nova divisão que combaterá as “pílulas milagrosas” na tecnologia, enviou outro aviso aos setores excessivamente entusiasmados com uma advertência irreverente para “manterem suas reivindicações de IA sob controle”.
Eu escrevi há algum tempo (ok, cinco anos atrás) que “Alimentado por IA” é o equivalente técnico sem sentido de “totalmente natural”, mas evoluiu além da brincadeira. Parece que quase todos os produtos por aí afirmam implementar a IA de alguma forma, mas poucos entram em detalhes – e menos ainda podem dizer exatamente como funciona e por quê.
A FTC não gosta disso. Seja o que alguém quer dizer quando diz “alimentado por inteligência artificial” ou alguma versão disso, “uma coisa é certa: é um termo de marketing”, escreve a agência. “E na FTC, uma coisa que sabemos sobre termos de marketing em alta é que alguns anunciantes não serão capazes de evitar usá-los em excesso e abusar deles.”
Todo mundo está dizendo que a IA está reinventando tudo, mas é uma coisa fazer isso em uma palestra TED; é outra coisa reivindicá-lo como parte oficial do seu produto. E a FTC quer que os profissionais de marketing saibam que essas reivindicações podem ser consideradas “falsas ou não comprovadas”, algo com que a agência tem muita experiência em regulamentar.
Você está exagerando no que o seu produto de IA pode fazer? Se você estiver fazendo afirmações de ficção científica que o produto não pode comprovar – como ler emoções, aumentar a produtividade ou prever comportamentos – é melhor reduzir essas afirmações.
Você está prometendo que seu produto de IA faz algo melhor do que um produto sem IA? Claro, você pode fazer essas afirmações estranhas, como “4 em cada 5 dentistas preferem” sua escova de dentes alimentada por IA, mas é melhor ter todos os 4 dentistas registrados. Reivindicar superioridade por causa de sua IA precisa de comprovação, “e se tal comprovação for impossível de obter, então não faça a afirmação”.
Você está ciente dos riscos? “Riscos e impactos razoavelmente previsíveis” parecem um pouco vagos, mas seus advogados podem ajudá-lo a entender por que você não deve ultrapassar os limites aqui. Se o seu produto não funciona se certas pessoas o usarem porque você nem sequer tentou, ou seus resultados são tendenciosos porque seu conjunto de dados foi mal construído… você terá um problema. “E você não pode dizer que não é responsável porque essa tecnologia é uma ‘caixa preta’ que você não pode entender ou não soube como testar”, acrescenta a FTC. Se você não entende e não pode testá-lo, por que está oferecendo, muito menos anunciando?
O produto realmente usa IA? Como eu apontei há muito tempo, afirmar que algo é “alimentado por IA” porque um engenheiro usou uma ferramenta baseada em ML para otimizar uma curva ou algo assim, não significa que seu produto use IA, mas muitos parecem pensar que uma gota de IA significa que todo o balde está cheio dela. A FTC pensa de outra forma. “Você não precisa de uma máquina para prever o que a FTC pode fazer quando essas alegações não são comprovadas”, conclui de maneira sombria. Já que a agência publicou algumas diretrizes sensatas para alegações de IA em 2021 (havia muitas alegações de “detectar e prever COVID” naquela época), ela direciona as perguntas para esse documento, que inclui citações e precedentes.